quinta-feira, 6 de agosto de 2009

INFJ

Introversão-Intuição-Sentimento(feeling)-Julgamento
.
RESUMO
.
A mais rara das personalidades. Entre 1 e 1,5% da população mundial.
"INFJs habitam um mundo de idéias. Eles são independentes, pensadores originais com fortes sentimentos, princípios firmes e integridade pessoal. INFJs confiam em suas próprias idéias e decisões mesmo em face do ceticismo. Eles são motivados por uma visão interna que valorizam acima de todos os outros fatores, incluindo opinião prevalecente ou autoridade estabelecida. INFJs freqüentemente vêem significados mais profundos e têm uma percepção intuitiva das situações. Suas inspirações são importantes e válidas para eles, mesmo que os outros não compartilhem do seu entusiasmo. Empáticos e compreensivos, INFJs têm um forte desejo de contribuir para o bem estar dos outros. Eles estão conscientes das emoções e interesses das outras pessoas e, com freqüência, lidam bem com pessoas complicadas. Os próprios INFJs tendem a ter personalidades profundas e complexas e podem ser, ao mesmo tempo, sensíveis e intensos. Eles podem ser reservados e inclinados para a timidez, mas são desejosos de compartilhar seus mundos internos com aqueles em que confiam. Eles tendem a ter um pequeno círculo de amizades profundas e duradouras e podem gerar muita amabilidade e entusiasmo nas circunstâncias apropriadas...."
Sensitivo, profundo e algumas vezes místico. Sério ao considerar valores pessoais e convicções. Tem vida interior rica e valoriza a integridade pessoal. Criativo, original e idealista. Reservado, gentil e compassivo. Aprecia a solidão e sente grande necessidade de harmonia. Consciencioso, determinado e perseverante. É perseverante, original e comprometido com as coisas e com as pessoas. O maior esforço é voltado para o trabalho, onde o faz melhor em ambiente pouco agitado. Consciencioso e preocupado com os outros, é notado pelos seus firmes princípios e tende a liderar um grupo por suas claras convicções de como melhor servir o bem comum. Têm uma presença discreta, serena, são compassivos, preocupados e afetuosos. Sua personalidade complexa é sempre intrigante para os outros e também para eles próprios. Têm uma imaginação e uma vida interior muito ricas e são agudamente conscientes das emoções e emotivações alheias. Estão comprometidos com suas inspirações e ideais e inspiram introspecção e crescimento nos outros.
.
CARACTERÍSTICAS
.
Criativo
Inteligente
Sonhador
Observador
Temeroso
Ansioso
Cauteloso
Egocêntrico
Privado
Hiper-Sensível
Um pouco anti-social
Emocionalmente mal-humorado
Não gosta de ser analisado
Perfeccionista
Pode se auto-sabotar
Não gosta de multidões
Organizado
Influencia os outros
Possui motivações ocultas
Não é competitivo
É propenso a sentimentos de solidão
Não é espontâneo
Propenso à tristeza
Gosta de relacionamentos estáveis
Teme rejeição em relacionamentos
Preocupa-se facilmente
Propenso à intimidação
.
PROFISSÕES MAIS INDICADAS
.
Cientista, Designer, Dietista, Nutricionista, Editor, Escritor, Programador de computadores, Professor, Especialista em computação, Consultor, Administrador da área médica, Terapeuta alternativo, Intérprete, Tradutor, Bibliotecário, Compositor, Marketeiro, Terapeuta ocupacional, Filósofo, Fotógrafo, Webdesigner, Psicoterapeuta, Procurador, Educador religioso, Pesquisador, Sociólogo, Professor, Especialista em mídia.
.
INFJ - PERFIL DE PERSONALIDADE
.
Seu modo principal de viver é focado internamente, absorvendo fatos primariamente através da sua intuição. Seu modo secundário é externo, através do qual você lida com as coisas de acordo com a maneira com que você se sente quanto a elas, ou de acordo com a maneira com que elas se encaixam no seu sistema pessoal de valores.
Você é uma pessoa gentil, carinhosa, complexa e altamente intuitiva. Artístico e criativo, você vive num mundo de significados e de possibilidades ocultas. Apenas 1% da população mundial tem características de personalidade como a sua, fazendo dele o tipo mais raro de todos.
Você dá grande importância a ter as coisas organizadas e sistematizadas no seu mundo exterior. Você emprega um grande bocado de sua energia identificando o melhor sistema possível para fazer as coisas acontecerem e constantemente define e redefine as prioridades na sua vida. Por outro lado, você funciona intuitivamente e de maneira totalmente espontânea dentro do seu mundo interior. Você conhece as coisas através da intuição, sem ser capaz de explicar exatamente por que, e sem ter um conhecimento detalhado do assunto. E você está freqüentemente certo, e sabe quando esse é o caso. Conseqüentemente, você põe muita fé nos seus instintos e nas suas intuições. Isto é algo como um conflito entre seu mundo interno e externo, e possivelmente resultando em você não ser tão organizado quanto a maioria das pessoas que preferem uma vida estruturada. Isso se demonstraria através de sinais de desordem (quando na verdade você teria uma tendência a ter as coisas organizadas), como por exemplo, no caso de uma mesa de trabalho aparentemente bagunçada.
Você tem uma compreensão intuitiva afiadíssima sobre pessoas e situações. Assim, você tem aquele feeling sobre as pessoas, entendendo-as intuitivamente. Como um exemplo extremo, você pode até relatar eventos de ordem sobrenatural, como por exemplo, sentindo algo forte que te diz que houve algum problema uma pessoa amada, e vir a descobrir depois que ele sofreu um acidente de carro. Esse é o tipo de coisa que as outras pessoas podem vir a tirar sarro, mas nem você realmente compreende sua intuição num nível que possa ser transformado em palavras, para que você possa explicar isso aos outros. Conseqüentemente, você acaba escondendo seu “eu interior”, dividindo seus sentimentos apenas com aqueles que você escolher dividir. Você é um indivíduo complexo e profundo, é bastante reservado, e tipicamente difícil de compreender. Você esconde boa parte de suas intenções, e pode ficar guardando dentro de si diversos segredos que você poderá não compartilhar com ninguém.
Mas você é uma pessoa tão genuinamente calorosa quanto é complexa. As pessoas mais próximas a você te querem muito bem e podem enxergar suas qualidades especiais e a profundidade com que você se importa com elas. Assim, você se importa com os sentimentos das outras pessoas e tenta ser gentil, evitando magoá-los. Você é muito sensível a conflitos, e não os tolera com facilidade. Situações que são carregadas de conflito podem te levar do seu estado normal e pacífico para um estado de agitação e raiva elevada. Sob estresse você tende a internalizar os conflitos no seu corpo, podendo desenvolver problemas de saúde.
Por você ter capacidades intuitivas tão fortes, você crê acima de tudo em seus próprios instintos. Isso pode resultar em você se tornar um cabeça-dura e a ignorar as opiniões das outras pessoas, pois você acredita que você está sempre certo. Por outro lado, você é um perfeccionista que sempre se pergunta se está utilizando todo seu potencial. Você raramente está em paz completa consigo mesmo, pois sempre há algo que você pode fazer para evoluir ou para melhorar o mundo à sua volta. Você acredita em crescimento constante, e geralmente não passa tempo se lembrando das suas conquistas. Você tem um forte sistema de valores, e precisa viver sua vida de acordo com o que sente ser o correto. Com relação ao seu lado emocional, você é de certa maneira gentil e tranqüilo. Por outro lado, você tem altas expectativas de si mesmo, e freqüentemente da sua família, e você não acredita em entrar num acordo quanto aos seus ideais.
Você naturalmente cuida das pessoas, é paciente, zeloso e super-protetor. Você pode ser um ótimo pai/mãe e gostará de criar laços fortes com seus filhos. Você tem altas expectativas deles, e os pressionam para ser o melhor que puderem, e isso pode se manifestar através de atitudes duras e inflexíveis para com eles. Mas, de um modo geral, seus filhos receberão uma educação forte e sincera de você, juntamente de muito carinho. No ambiente de trabalho, você é atraído por áreas onde você possa ser criativo e trabalhar de uma maneira independente. Você tem uma afinidade natural para a arte, e pode também obter sucesso trabalhando com as ciências, onde você poderá utilizar sua intuição. Você também se dará bem em profissões orientadas à prestação de serviços. Você não é bom em lidar com coisas muito detalhadas ou com tarefas muito delicadas. Assim, você provavelmente tentará evitar esses tipos de situação, ou acabar indo para o lado oposto e se envolver tanto com os detalhes até o ponto de você perder a grande visão do seu propósito com aquilo. Se você tomar o rumo de ser meticuloso com os detalhes, você pode se tornar altamente crítico com as outras pessoas que não são assim tão meticulosas quanto você.
Mas lembre-se: você tem qualidades que pouquíssimos têm. A vida, porém, não será necessariamente mais fácil para você, mas saiba que você é capaz de obter incríveis conquistas pessoais, guiado pelos seus sentimentos profundos.
--------------------------------
A escritora norte-americana Margaret Heiss, sobre esse tipo de personalidade, diz que “Geralmente a auto-expressão vem mais facilmente à INFJs no papel, como eles tendem a ter uma forte habilidade para a escrita.”

10 comentários:

  1. Interesante, entretando em termos, é abordado de modo imcompreto.


    Ao inves de dizer que são, em certos casos, poderia apenas dizer a palvra tendencia, seria mais plausivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, eu também sou perfeccionista assim, com os termos, hehe

      Excluir
  2. Tenho 36 anos, e fiz o teste de Myers-Briggs recentemente, tendo como resultado o INFJ, ou seja, uma Idealista Conselheira.

    Após ter-me sentido diferente e com um temperamento particular a vida inteira (extremamente sensível, e inexplicavelmente ansiosa por melhorar a vida de todos em meu redor), toda a literatura disponível sobre o meu tipo de personalidade reflecte em 100% o meu modo de sentir e estar, o qual é raramente compreendido.

    Como tal, essa mesma confirmação trouxe-me alguma paz... Finalmente, é-me possível pesquisar sobre o meu tipo (algo que gosto particularmente), aprendendo sobre as minhas qualidades e defeitos, e como crescer, passo a passo, como ser humano.

    ResponderExcluir
  3. Esse texto simplesmente me definiu! Estou embasbacada até agora! Nunca tinha encontrado um teste que me avaliasse e descrevesse com tanta precisão. Fico muito feliz por descobrir essas informações a meu próprio respeito, e passarei a dar mais ouvidos à minha intuição. Sempre que eu resolvi fazer ouvidos moucos a ela, me prejudiquei terrivelmente. Muito obrigada aos idealizadores desse teste!

    ResponderExcluir
  4. Apenas uma palavra: I-N-C-R-Í-V-E-L.
    Me surpreendeu esse teste. O resultado foi exatamente "EU". Estava passando por uma crise interior, justamente porque me diferenciava bastante das outras pessoas. Também estava caminhando para um profissão que não gostava (engenheira civil). Mas depois desse teste percebi que essa personalidade é rara mesmo, não é nada de desordem mental (aliviada). Resolvi deixar a faculdade, foi difícil, mas consegui tomar essa decisão. Vou tentar a profissão de cientista da computação, já tinha vontade e agora que vi que essa profissão se encaixa em meu perfil, tenho mais vontade ainda!GRANDE CARL JUNG, KATHERINE E ISABEL!!!

    ResponderExcluir
  5. Perfeito, nunca fui tão bem definida, até chorei de emoção. Excelente trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chorou ? mais uma prova que você realmente é uma INFJ

      Excluir
  6. Como alguns já comentaram, eu me identifiquei muito, e tão logo, honestamente fico preocupada em relação ao que eu quero no futuro. Por estar querendo a faculdade de medicina, e pretendendo trabalhar em pronto-socorros, me pergunto se eu teria o que é preciso para tal cargo, afinal aparentemente, nós INFJs, não lidamos bem com este tipo de ambiente, mas eu odeio administração, e me traumatizei no curso técnico em eletrotécnica integrado. Agora eletrônica me assusta, e eu fiquei em dúvida entre seguir em medicina ou arquitetura, tendo a balança pesado para o lado da medicina... Não sei se eu daria conta, e não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Nunca fui tão bem descrita. Minha vontade insuportável de mudar o mundo para melhor, a facilidade com que "leio" as pessoas. Minha aversão à superficialidade, minha paixao pelo conhecimento e minha introversão nunca ficaram tão nítidas!

    ResponderExcluir